Banda portuguesa The Gift lança álbum com produção de Brian Eno

the-gift

Arrisco dizer que o The Gift é uma das primeiras bandas portuguesas para exportação e a compor e a cantar em inglês (não exclusivamente, claro).

Formado por Sónia Tavares (vocal), Nuno Gonçalves (teclado e letras), John Gonçalves (teclado e baixo) e Miguel Ribeiro (guitarra e baixo), o quarteto surgiu em 1994 (23 anos, portanto), em Alcobaça,  num concurso de pop-rock.

A coisa começou devagarinho. Foi só a partir de 2005, com os discos AM-FM e Fácil de Entender que os The Gift conquistaram de fato a crítica. Em 2005, levam o prêmio da MTV Europa na categoria Best Portuguese Act. Dois anos depois, mais um baita prêmio: o Globo de Ouro de Melhor Grupo.

O oitavo álbum da banda, lançado em junho de 2017, marca o amadurecimento da banda. Produzido e co-escrito por Brian Eno, Altar não só chegou ao primeiro lugar de vendas em Portugal como vem recebendo elogiosas críticas de revistas e sites internacionais, entre elas, da revista inglesa Uncut e da revista frances Les Inrocks.

O clipe de Big Fish, um dos destaques do disco, foi gravado no Brasil. A banda já havia desembarcado por aqui em 2013, para uma série de shows, e 2011, quando tocaram no Rock in Rio.

“Pretendíamos um cenário quente e colorido, que era impossível de encontrar em Portugal no mês de janeiro. Além disso, o Nuno teve a ideia de que eu cantasse com duas partners e convidamos uma dupla glamourosa de drag queens, as Deendjers, de Curitiba”, Sónia, para o Scream & Yell (leia a entrevista completa neste link).

Você escuta Hymn to Her, Big Fish e Vitral, que estão em Altar, e It’s The End of The World, cover do R.E.M.

  • a propósito, em várias entrevistas do grupo na internet, eles afirmam a vontade de voltar ao Brasil este ano. Portanto, é bom ficar ligado.

 

 

 

 

 

Leave a comment