Vitrola Sintética: a banda “desconhecida” que foi indicada 2 vezes ao Grammy Latino

vitrola-sintetica-fotos (1)

Tenho que confessar que não conhecia o Vitrola Sintética, uma banda da minha cidade: São Paulo. Topei com ela por acaso, fazendo uma das muitas e extensivas pesquisas de todo dia para o blog. Li uma seleção feita pelo Zeca Camargo dos melhores discos de 2015 e lá estava ela. Busquei no YouTube alguns vídeos e pronto: fui capturada pela sonoridade e pela voz do Felipe Antunes.

O grupo surgiu em 2007. Além de Felipe, que além de cantar, é autor da maioria das canções e também toca guitarra, O Vitrola conta com Rodrigo Fuji (guitarra e piano), Otavio Carvalho (baixo e sintetizadores) e Kezo Nogueira (bateria e mpc).

Notícias, o primeiro disco, chegou em 2009. Expassos, o segundo, veio em 2012. Embora os rapazes meio que custeassem a sua música, segundo disseram à Folha de S. Paulo, algo que não tão difícil de acontecer entre a galera da cena indie brasileira, foi a partir do terceiro disco (Sintético, de 2015) que eles de fato começaram a arrebentar.

Você sabe, né? Não raro uma banda é “descoberta” nacionalmente quando ganha destaque internacional. Foi o que aconteceu com os rapazes do Vitrola. Sintético foi indicado a 2 categorias do Grammy Latino: Melhor Artista Revelação e Melhor Engenharia de Gravação.

Um ano depois, e lá estão eles novamente. Deus, uma das canções de Sintético B, o quarto disco da trupe (na realidade um EP), foi indicada à melhor canção alternativa de 2016.

O release oficial do Vitrola diz que a maioria das canções deles tem natureza roqueira. É mais sofisticado que isso. Por vezes, vejo um “quezinho” da sonoridade do Los Hermanos (a fase madura da banda).

Bom ficar de olho nos próximos passos do grupo. Porque promete. E muito.

Você ouve Deus Te Ouça, Minha Garota e Beijo de Rimbaud, todas em Sintético. Dá pra baixar todos os discos da banda no site oficial deles, clicando aqui. São todos lindos de morrer.

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s