Leyla Mccalla funde herança do Haiti com o folk e o blues americano

leyla-mccalla-folk-haiti

Ex-membro da banda de música folclórica americana Carolina Chocolate Drops, Leyla McCalla decidiu seguir carreira solo em 2013. Vari-Colored Songs, álbum de estreia de Leyla, causou frisson, não apenas por ela musicar poemas do poeta e novelista americano Langston Hughes, como também por ela incluir no disco canções tradicionais do Haiti cantadas em criolo.

A Day for the Hunter, a Day for the Prey, segundo disco dela, foi lançado em 2016, com críticas igualmente favoráveis. Como no primeiro álbum, ela faz um mix entre a cultura e a tradição haitiana (Leyla é filha de haitianos) e a tradição do blues e do folk americano. O nome do disco, inclusive, é referência a um tradicional provérbio do Haiti que foi popularizado no livro A Day for the Hunter, a Day for the Prey. Provérbio este que conhecemos bem por aqui também: “um dia da caça, um dia do caçador”.

As letras de Leyla  falam dos haitianos que buscam uma melhor condição de vida em outros países, falam de vida, de morte, de esperança.

 

“Muitas da canções são acerca desse sentimento de ter de tomar um decisão difícil ou nos desligarmos de uma situação para alcançar outra. É uma forma de falar daquilo que me parece mais universal e que une toda a humanidade: um profundo desejo de liberdade.” – para o Público

Leyla é uma artista versátil, cuidadosa, sofisticada. Também instrumentista (ela toca cello, banjo, violão), tem uma voz poderosa, que quase parece ser uma extensão dos instrumentos que toca. Nascida em Nova York e hoje vivendo em New Orleans (quer melhor lugar para uma artista como ela?), Leyla canta em inglês, francês e criolo.

Você ouve Mesi Bondye, canção folclórica do Haiti que está no álbum de estreia da cantora. Vietnam e Little Sparrow estão em seu álbum mais recente.

 

 

 

 

 

 

Leave a comment