O retorno em alto estilo da Orchestra Baobab

orchestra-baobab

Lá se vão 10 anos do disco Made in Dakar, da Orchestra Baobab. Eis que o coletivo de Dakar retorna em grande estilo com o álbum Tribute to Ndiouga Dieng (2017), homenagem a um dos mais antigos companheiros de grupo: Ndiouga Dieng, morto em 2016. O disco é quase o capítulo final de uma carreira bem-sucedida e produtiva, que teve início nos anos 70, no Senegal.

O legendário grupo sacudiu a cena musical de Dakar por fundir a música africana tradicional com jazz e ritmos cubanos, como a rumba e o merengue.  Na metade dos anos 80, a Orchestra Baobab se dispersou, ficando separada por 16 anos, até que voltou a se reunir em 2001, meio que na onda do sucesso da banda estrelada Buena Vista Social Club e muito por causa do relançamento, em 1989, de um dos melhor discos da banda: Pirate’s of Choice (1982).

O primeiro retorno, em 2001, já tinha sido em grande estilo. O disco Specialist in All Styles (nada resume mais o trabalho da banda do que esse título) foi produzido por Youssou N’Dour, e lançado pelo selo World Circuit, de Nick Gold, também produtor do Buena Vista.

Eu diria que Tribute to Ndiouga Dieng é o segundo retorno grande retorno do grupo, que volta a trazer, depois de 35 anos, o vocalista Thione Seck. Concordo plenamente com o texto que acompanha a página do disco no Bandcamp (dá para escutar o disco todo ali): é um mix irresistível de harmonias, de vocais sinceros, de saxofones poderosos e da sonoridade delicada do kora.  As letras escritas por Ndiouga agora são interpretadas por seu filho, Alpha.

Selecionei 2 músicas do álbum: Sey e Fayinkounko. Agora é só curtir.

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s