Novo álbum de Sara Tavares celebra a vida

Sara Tavares credit: TV Brasil - EBC/Ana Paula Oiveira Migliari

Em 2009, a portuguesa de ascendência cabo-verdiana Sara Tavares descobriu que tinha um tumor no cérebro. A operação e a recuperação lhe custaram 7 anos longe dos palcos e dos estúdios. Mas eis que agora ela volta à tona com Fixtadu, disco lançado em outubro de 2017.

Sobre a longa ausência dos estúdios e dos palcos, falou Sara Tavares ao Correio da Manhã (leia a entrevista, na íntegra, neste link).

“O meu corpo sofreu transformações e eu própria tive de mudar de hábitos, até porque uma vida de músico é quase igual à de um atleta de competição. Viajamos muito, fazemos muitos esforços, ficamos muitas horas acordados, estamos sujeitos aos jet lags ou a mudanças de temperatura. Foi um novo ciclo que tive de iniciar. Um disco implica fazer promoção, digressões, defendê-lo com unhas e dentes e eu não me sentia com essa disponibilidade espiritual. Andava muito cansada, inclusive de fazer entrevistas. Andei muito tempo a explicar-me e, como eu sou uma pessoa introvertida, tive de me renovar e ganhar nova energia. E depois, conseguir um conjunto de canções que façam sentido juntas não é algo que se consiga de um dia para o outro.”

Fixtadu parece marcar uma virada de página da cantora, que agora flerta com o eletrônico. Não por acaso o disco leva o nome criolo cabo-verdiano para fechado. Fecha-se um ciclo para dar início a um novo. Não por acaso também ela convidou Kalaf Epalanga, do Buraka Som Sistema, Toty Sa’Med, representante da novíssima geração da cena musical angolana, a participar do álbum. Mas, claro, as influências africanas ainda são evidentes na música da cantora.no

Você ouve Coisas Bunitas, Ginga, Brincar de Casamento e Intro (Onda de Som).

A propósito, a foto, feita para a TV Brasil, é de uma grande fotógrafa e amiga, Ana Paula de Oliveira Migliari.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s