Álbum conta a vida de Charlie Parker

Charlie-Parker-Herman-Leonard

A ideia deste álbum surgiu em 2015, ano que marcou os 60 anos da morte de Charlie Parker. Bird, como também era conhecido, ajudou a definir o que conhecemos por jazz. Basta dizer que é creditado à Miles Davis, outro gênio do jazz, a seguinte frase: “Você pode contar a história do jazz em quatro palavras: Louis Armstrong. Charlie Parker.”

The Passion of Charlie Parker é um álbum diferente dos demais discos-tributos que geralmente são feitos depois de algum artista famoso não estar mais entre nós. Não foram convidados saxofonistas ou instrumentistas de jazz famosos, mas cantores e cantoras, entre eles Gregory Porter, Madeleine Peyroux, Melody Gardot e Luciana Souza.

Ao invés de recriar as músicas de Bird com a tradicional pegada bebop, foram criadas letras para essas músicas, de modo a transformar o disco numa espécie de musical, um musical que conta a história do saxofonista.

 

Segundo conta Larry Klein no site da Impulse, gravadora que lançou o disco em junho de 2017, o álbum foi um novo e diferente esforço para ilustrar o que Charlie Parker foi como personagem arquetípico e para chamar a atenção para o enorme impacto que o trabalho dele causou ao jazz. Para quem não conhece, Klein foi o produtor dos aclamados discos Both Sides Now, de Joni Mitchell, e River: The Joni Letters, de Herbie Hancock, ambos vencedores de Grammy. A propósito, Klein é o produtor de The Passion of Charlie Parker.

Entre os músicos presentes no disco, destaco três, por terem participado também de Blackstar, último álbum de David Bowie: o saxofonista Donny McCaslin, o guitarrista Ben Monder e o baterista Mark Giuliana.

 

Você ouve a música de abertura do disco, Meet Charlie Parker (versão vocal de Ornithology), na voz de Madeleine Peyroux; e The King of 52nd Street (versão vocal de Scrapple From the Apple), com Melody Gardot.

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s