Banda argentina EMAUPM lança um dos melhores discos do ano (so far)

emaupm-el-mato-a-un-policia-motorizado

O EMAUPM, ou El Mató, é o apelido carinhoso da banda argentina El Mató a Un Polícia Motorizado. Deixe-me dizer que os rapazes do El Mató têm uma tremenda legião de fãs. São, de fato, cultuados pelos hermanos argentinos. Tanto que, apesar de serem ainda garotões, recentemente (em meados de maio de 2017) foram até tema de livro – La Ruta del Sol – La Trilogía de El Mató a Un Polícia Motorizado, do jornalista Walter Lezcano.

A banda surgiu em meados de 2003, em La Plata. Segundo conta o site La Primera Piedra, o El Mató decidiu apostar num caminho fora da casinha, qual seja, um selo pequeno e uma sonoridade que diferia da que rolava na época na Argentina: um rock mais pesadão, que remetia ao dos Rolling Stones.

Mais importante do que isso, apostou em uma trilogia (seguida) de EPs e não de discos, algo que fatalmente a maior, senão a imensa maioria das bandas, faria. São eles os EPs conceituais sobre o nascimento (Navidad, de 2005), a vida (Un Millón de Euros, de 2006) e a morte (Día de los Muertos, de 2008). Apostou também numa sonoridade mais parecida com o indie rock americano do final dos anos 90/início dos 2000, cujas letras falam de temas universais, dores e amores.

“Él Mató é a melhor banda de rock argentino da fase pós-Cromañon (Cromañon é a famosa discoteca que pegou fogo em 2004 e levou à morte de quase 200 jovens e feriu quase 2 mil) . Creio que excede o marco do indie porque a sua proposta não é só musical, é também literária e iconográfica.”  – do livro La Ruta del Sol – La Trilogía de El Mató a Un Polícia Motorizado

Depois de um bom tempo sem lançar nada, o El Mató lançou, na minha opinião, um dos melhores discos do ano (so far…): La Síntesis O’Konor. O disco todo é bom, mas selecionei três das melhores canções: Fuego, Destrucción e El Tesoro.  A propósito: a capa do disco (a que você vê abaixo) é do vocalista e baixista Santiago Barrionuevo.

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s