Afro-peruvian beats reúne a nata da eletrônica em viagem musical

matias-aguayo

Hoje eu não vou falar do trabalho de um artista ou de uma banda, mas vou falar de música, claro. Trata-se de Afro-Peruvian Beats, um minidocumentário produzido pela Red Bull Music Academy e postado nas redes no fim de julho de 2017.

O filme é uma viagem (musical, obviamente) a El Carmen, que reúne a maior população de afrodescendentes no Peru. Com pouco mais de 18 minutos, o doc foi filmado durante o Carnaval Negro de Chincha, maior evento cultural negro daquele país.

Afro-Peruvian Beats documenta a colaboração entre dois DJs que estão entre os maiores feras da eletrônica mundial, o português Branko e o chileno Matias Aguayo, além da banda de eletrônica peruana Dengue Dengue Dengue, e membros da família Ballumbrosio.

Deve-se aos Ballumbrosio, mais especificamente a Amador Ballumbrosio (o “Champita”), morto em 2009, o resgate de inúmeras tradições afro-peruanas que eram consideradas praticamente perdidas (ou esquecidas), como o zapateo, um tipo de sapateado inventado pelos negros peruanos.

Veja o filme abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s