O pop-folk delicado da chilena Natisú

natisu

Natisú é o apelido de Natalia Suazo, chilena que embarcou em carreira solo lá pelos idos de 2009/2010. Fã incondicional de Bjork, Portishead e PJ Harvey, os quais, ela admite, influenciam fortemente o seu trabalho, Natisú faz um mix bem equilibrado de pop, folk e eletrônica.

Seus primeiros trabalhos foram os EPs Demo (2010), Relato entre Paréntesis (2011) e Los Muertos (2012). Cada um deles tem uma temática e conceito próprios. Em 2013, segundo o site dela, Natisú se aventura em um projeto mais ambicioso, que foi financiado por meio do crowdfunding. La Historia, lançado em 2014, foi superbem recepcionado pela crítica e deu início a uma série de convites para tocar fora do país.

“Sinto que no Chile acontecem coisas legais em termos musicais, mas, às vezes, a ansiedade por lançar material acaba gerando pouca profundidade e uma estandartização no conteúdo. A mim me interessa jogar com a estrutura da canção pop e surpreender o público com timbres ou mudanças de métricas quase imperceptíveis.!” – para o El País

Com dois singles recém publicados no Youtube, ela se prepara para lançar no segundo semestre Hay un Fuego.

Promotora cultural

Natisú também atua como espécie de promotora cultural de bandas e artistas indie chilenos. Um de seus projeto, que teve início em 2010, é chamado de Mi Casa es Su Casa.  Com os recursos que ela tinha à mão naquele momento, abriu sua casa para concertos íntimos, que eram exibidos depois no YouTube. Natisú também é apresentadora do programa de rádio Nación Indi.

Você ouve Canción Sensilla, do álbum Los Muertos; Paisage, música que deve integrar Hay un Fuego; e Mañana, do disco La Historia.

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s