Jorge Drextler e a homenagem aos 80 anos de Guernica

guernica (1)

Começo dizendo que Suena Guernica é um projeto incrível da RTVE espanhola e de sua subsidiária, a Radio 3. Para homenagear os 80 anos de Guernica, obra-prima de Pablo Picasso, a televisão espanhola convidou 11 artistas para performarem diante da tela, no Museu Reina Sofía, em Madri.

Procure no YouTube e você vai encontrar algumas performances incríveis da banda Vetusta Morla, de Albert Pla, de Jorge Drexler, Belako, Amaral, Rayden, Rosalía e Refree, Christina Rosenvinge, Marlango, Niño de Elche e Iván Ferreiro.

Escolhi falar da apresentação de Jorge Drexler pelo ineditismo de sua iniciativa. Ao ser convidado pela Radio 3, o cantor e compositor uruguaio fez uma convocação. Pediu aos seus seguidores nas redes sociais que enviassem a ele décimas, versos que possuem 8 sílabas cada. A ideia era que as pessoas criassem décimas que retratassem os sentimentos e os pensamentos que o quadro de Picasso desperta em cada um deles. Mais do que isso, a ideia era convidar as pessoas a um trabalho colaborativo feito pelo meio digital.

Drextler recebeu nada menos do que 1.600 décimas, tendo escolhido quatro. Clique neste link e veja Drextler contando como surgiu a ideia, quem foram os escolhidos e como foi o trabalho final da seleção dos versos para a composição da canção Décimas para el Guernica. Vale muito a pena ver até o final.

“No hay un rojo más intenso que los grises del Guernica.”

O verso acima foi composto por Andrés Romero, uruguaio e arquiteto.  Poucas vezes se viu, como bem disse Drexler, algo que traduzisse tão bem a obra.

Você ouve duas das três canções apresentadas por Jorge Drextler em Suena Guernica.

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s