Ela é holandesa e lidera uma banda de salsa

Maite-Hontele-salsa

Maite Hontelé é mulher, é holandesa, é trompetista e líder de uma banda dedicada à salsa clássica da Colômbia. Bastam essas duas linhas para nos darmos conta de que ela foge a todos os estereótipos, especialmente se considerarmos que a Colômbia é um país machista, em que, uns anos atrás, viu uma senadora declarar que se o marido batia nela era por que ela não merecia.

“Eu sou considerada uma criatura exótica aqui, porque sou uma trompetista loira, mas eu espero mostrar que há outras possibilidades também em ser mulher. Às vezes eu me sinto como a minha mãe, que lutava pelo feminismo nos anos 70, quando eu tenho que explicar que uma mulher pode usar cabelo curto.” – para o Tedx Amsterdam

A paixão pela música latina, particularmente a salsa e os sons cubanos, vem do pai, que curtia a sonoridade e tinha um grande número de discos. Aos 14, montou uma banda de salsa. Deu tão certo que ela decidiu virar música profissional.

Não demorou muito para que ela lançasse um disco de salsa e que fosse à Colômbia promover o álbum (Llegó na Mona). Foi quando conheceu Juancho Valencia (hoje marido dela) e decidiu mudar de vida, literalmente: para Medellín. Vive lá desde então, passando a se dedicar integralmente à sonoridade local.

Maite não ganhou fãs apenas na Colômbia. Chegou a excursionar com o Buena Vista Social Club. Conhecida como “trompetista del son“, Maite tem quatro discos lançados e mais um que, vejo no site dela, deve ser lançado este ano. O terceiro disco, Déjame Así (2013), que traz a participação de Oscar D’León, considerado um dos melhores cantores de salsa de todos os tempos, foi indicado ao prêmio de Melhor Disco de Salsa no Grammy Latino, em 2013. No mesmo ano, ela foi proclamada Artista do Ano pela Rádio Pública da Colômbia.

 

 

Você ouve Me Da Igual e Camínalo,  ambas do disco Te Voy a Querer (2015); e Qué Bonito, do álbum Déjame Así.

 

 

 

 

Leave a Reply

