The Sconek-T: o quarteto eletroacústico que vai te surpreender

the-sconek-t-deconecte-mexico

Das coisas boas de ficar pesquisando sons mundo afora é topar com bandas ou cantores que nos surpreendem. Foi o que aconteceu quando ouvi o quarteto mexicano The Sconek-T, brincadeira com a palavra “desconecte”.

Há pouca coisa sobre eles na internet. Uma pena também que, ao escrever este texto, o site (novo, fiquei sabendo) estava fora do ar. Mas vale dar uma pesquisada em alguns dias:  www.desconecte.mx.

O grupo surgiu em 2007 e é formado por Israel Torres e Eliasib Morán (nos violinos), Omar Sánchez, no violoncelo, e Adrián Molina, na percussão.  A ideia do grupo era usar instrumentos originalmente acústicos e processá-los eletronicamente de forma a gerar um som mais contemporâneo.

O primeiro disco (Acoustic Project) veio em 2008, basicamente com versões para músicas de bandas mexicanas consagradas, entre elas Café Tacvba e os Fabulosos Cadillacs, além de clássicos como Besame Mucho. O grupo, aliás, fez versões incríveis para canções do Coldplay, Beatles, entre outros.

Os dois discos posteriores são Corriente Alterna (2012) e a trilha sonora que fizeram para o filme O Corcunda de Notre Dame, de 1923, a primeira de uma das muitas adaptações para o cinema do clássico de Vitor Hugo. As canções compostas pelo The Sconek-T para o filme ganharam um prêmio da Cinemateca Nacional em 2011.

Por falar em trilha sonora, em 2012 o quarteto também musicou, só que dessa vez ao vivo, Berlim, sinfonia de uma grande cidade, documentário histórico de Walther Ruttmann, realizado em 1927.

Você ouve Jorotango (não consegui encontrar de que disco é, se é que pertence a algum dos discos da trupe). Algodón de Azucar está do disco Corriente Alterna (2012). A terceira música que sugiro (também não consigo encontrar de quem disco é)  é a versão para Come Together (dos Beatles) e Another Brick in the Wall (do Pink Floyd).

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s