Meklit: a etíope-americana que é mais do que uma cantora

meklit-youtube

É bem provável que você nunca tenha ouvido falar de Meklit, cantora nascida na Etiópia e criada nos Estados Unidos. Eu mesma não a conhecia, até que topei com uma versão incrível dela para You Got Me, hit do The Roots que traz a participação de Erykah Badu.

“Eu vinha querendo cantar essa canção há 8 ou 9 anos. Eu cresci no Brooklyn e, como uma jovem da Etiópia, nunca ouvi meu nome ser chamado em público. Toda vez que as pessoas falam da Etiópia, é sobre a loucura da pobreza. Eu quis interpretar a música com o meu toque de jazz etíope. Foi uma maneira de dizer obrigado para o The Roots e o hip-hop por terem me ajudado a ser quem eu sou. Eu quis imprimir um ritmo da Etiópia.” –  para o site Okay Africa.

Meklit é mais do que uma artista. Ela é uma ativista cultural, que parece buscar como a música e a arte nos ajuda a saber quem somos e para onde vamos coletivamente. A cantora está sempre em movimento, envolvendo-se em mil e um projetos. Em 2015, deu uma palestra no TED Talks chamada The Unexpected Beauty of Everyday Sounds, em que discute como os sons que nos rodeiam no dia a dia ajuda na composição musical. Você pode ver o vídeo, em português, neste link.

A estreia oficial se deu em 2010, com On a Day Like This. Em junho de 2017, ela chega a seu terceiro disco: When The People Move, The Music Moves Too, com produção de Dan Wilson (John Legend e Adele, entre outros) e, segundo ela mesma diz em seu site, inspirado por Mulatu Astatke (o pai do ethio-jazz). O álbum conta com a participação de Andrew Bird e a orquestra Preservation Hall, voltada ao jazz de New Orleans.

Você ouve I Want To Sing for Them All, do mais recente álbum. Kemekem é uma releitura de uma música de amor tradicional da Etiópia. You Got Me, você já sabe, é a reinterpretação dela da música do The Roots. A propósito: vez ou outra Meklit é comparada a Joni Mitchell.

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

