Conheça o músico grego que foi inspirado pelo movimento Dogma 95

manos-milonakis-photo-by-Konstantinos-Doumpenidis-01

Eu tenho que admitir que nunca busquei saber muito sobre os sons que são produzidos na Grécia. Não me pergunte por que, mas nunca dei muita bola. Até que recentemente descobri alguns artistas incríveis, sobre os quais já falei aqui: The Man from Managra e Σtella.

Volto a descobrir um trabalho dos mais legais. Este, do músico (ele toca piano) e compositor Manos Milonakis. Originário de Thessaloniki, Manos surgiu na cena musical grega em 2006, quando montou o dueto Your Hand in Mine (também bacanudo – falarei dele logo, logo). O grupo se desfez em 2014, e Manos resolveu se lançar em carreira solo.

O primeiro trabalho foi o EP Sólfar, gravado em Reykjavik, na Islândia, com um quarteto de cordas. Vale um parênteses (a sonoridade de Manos tem tudo a ver com as paisagens e os campos abertos islandeses).

Agora, o músico embarca em outro projeto bacana: a trilha sonora para Festen, adaptação teatral do filme de Thomas Vinterberg, tido como a primeira obra do Dogma 95, movimento que propôs um cinema de autor natural, que proibia uso de filtros de luz, iluminação artificial, truques de som, entre outras coisas. Além de Vinterberg, o Dogma 95 teve como idealizador Lars von Trier.

Festen reúne 12 músicas instrumentais com base eletrônica que, além do piano, são acompanhadas por instrumentos de corda (violino e cello, por exemplo).

Sugiro 3 músicas:  Dressing e The Scolding, ambas de Festen, e Towards the Setting Sun, do álbum Sófar.

 

 

 

 

 

 

Advertisements

One thought on “Conheça o músico grego que foi inspirado pelo movimento Dogma 95

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s