Lançada trilha sonora inédita de Thelonious Monk

thelonious-monk-cover-shot-courtesy-arnaud-boubet

Um belo dia, o pianista Thelonious Monk resolve fazer algo que jamais havia tentado antes: gravar músicas para um filme. O ano era 1959 e o filme, Les Liaisons Dangereuses (Ligações Perigosas, em português), que teve direção de Roger Vadim e foi estrelado, entre outros, por Jeanne Moreau e Gérard Philipe.

Naquela época, conta o site All About Jazz, muitos dos cineastas franceses se voltaram aos jazzistas americanos para criar trilhas para seus filmes. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Louis Malle, que pediu a Miles Davis fazer a trilha de seu filme Ascensor para o Cadafalso, de 1958. Foi o que aconteceu com Vadim e Monk.

Bem, o que era para ter virado um disco acabou sendo engavetado e o projeto morreu ali. Na ocasião, Monk, que vivia um período de extrema produtividade e estava em sua melhor forma, gravara mais de 30 minutos de música, que acabaram caindo no esquecimento.

O engraçado é que a trilha é basicamente de autoria de Thelonious Monk. Porém, o que acabou virando disco foi a participação do baterista Art Blakey e sua banda Jazz Messangers na trilha sonora.

Até que uns anos atrás, as fitas máster das gravações foram redescobertas. Depois de remasterizadas, foram lançadas como disco (vinil mesmo) no Record Store Day deste ano. Como CD (duplo), o material, que recebeu o nome de Thelonious Monk: Les Liaisons Dangereuses 1960, foi lançado em junho de 2017.

Encontrei duas músicas que fazem parte do disco no Soundcloud:  Light Blue e By and By, que você ouve abaixo. Para deixar-se levar pela genialidade do homem.

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s