Guarde o nome deste rapper: Loyle Carner

Loyle-Carner-by-Jack-Davison

Deixe-me contar um pouco sobre esse moleque de Croydon (subúrbio de Londres). Loyle Carner tem só 22 anos, ama futebol e a mãe. Até aí, tudo certo. Mas não é qualquer um (especialmente gente do meio do hip-hop) que tem coragem de fazer um tema (Cantona) para um dos jogadores mais emblemáticos do futebol inglês e um dos melhores da história, o francês Éric Cantona. Pior, para um jogador que defendeu um time (o Manchester United) que não é o dele (Liverpool).

Também não é qualquer rapper que tem coragem de admitir que ama a mãe, retrabalhar a letra da música de Kanye West Heard ‘Em Say para fazer um tributo a ela e levá-la ao palco em um show em Londres para agradecer o que ela fez por ele.

O fato é que Loyle Carner é o novo queridinho dos críticos e o nome a ficar de olho a partir de agora. Com Yesterday’s Gone (lançado em janeiro de 2017), o excelente disco de estreia, ele conquistou a crítica especializada por mesclar dois gêneros que são o coração da música negra (o hip-hop e o soul) e outro que é a cara da Inglaterra: o grime. O grime é uma espécie de derivação (à inglesa) do hip-hop. Tem como base batidas eletrônicas (que vem do UK Garage), que servem como pano de fundo para que os MCs possam compor seus versos.

Yesterday’s Gone não é só bom musicalmente. Carner fez um álbum extremamente pessoal, em que a figura da mãe aparece quase o tempo todo, em que expõe o ressentimento em relação ao pai biológico, que nunca o assumiu, em que canta para uma irmã que nunca teve (a música Florence).

Você ouve Ain’t Not Changed, na linda The Isle of Arran (repara no coro gospel) e No CD, todas do disco-debut.

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s