Pianista Vitor Araújo foge do rótulo de prodígio e se consolida como compositor

vitor-araujo

O pianista recifense Vitor Araújo surgiu na cena musical em 2007. Ele ainda era um moleque, tipo 16 para 17 anos, quando ganhou um concurso de piano que o levou a fazer um concerto no Teatro Santa Isabel (Recife).

“Um dos compositores das músicas que eu tocava era um pernambucano chamado Marlos Nobre, e ele ficou muito irritado com a forma que eu interpretei sua música Frevo, porque eu adicionei coisas que não existiam na partitura. Ele mandou uma carta aberta para o jornal criticando duramente a minha interpretação, e eu era só um jovem estudante na época, tinha 16 anos. Gerou uma polêmica da qual só eu colhi bons frutos, e isso fez com que minha carreira começasse.” – em entrevista para o site Não Só o Gato. ((leia a íntegra neste link)

Fato é que depois disso ele virou o garoto-prodígio do piano brasileiro, especialmente por tocar músicas eruditas com uma pegada pop. TOC, o primeiro disco, veio mais ou menos nessa época. Porém, boa parte das músicas eram de outros compositores.

A/B, o segundo disco, de 2012, foi uma espécie de ponto de virada. Nele, Vitor Araújo começou a imprimir a sua marca e mostrou que, além de tocar bem, era bom compositor. Quase todas as músicas do álbum são dele.

Levaguiã Terê, lançado em 2016, consolida o músico como arranjador e compositor e mostra o quanto o jovem amadureceu. O disco mescla sons indígenas, africanos e europeus e, além de instrumentos de corda como viola, violoncelo e violino,  introduz instrumentos convencionais de formações roqueiras, como o baixo elétrico, a guitarra e a bateria. O álbum foi considerado um dos melhores de 2016 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Dá para ouvir o disco todo no site da Natura Musical.

Selecionei 3 músicas: Toque nº1 e Toque nº3, ambas de Levaguiã Terê, e Competine D’un Autre Eté, cover da música de Yann Tiersen.

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s