Cornell Campbell Meets Soothsayers: conexão Kingston-Londres

Cornel-Campbell

Os Soothsayers são uma banda de Londres liderada pelo trompetista Robin Hopcraft e pelo saxofonista Idris Rahman. A onda deles é fazer um fusão de diferentes ritmos, particularmente o jazz, o afrobeat e o reggae.

Cornell Campbell, por sua vez, é um dos maiores nomes do reggae de raiz jamaicano. Está na estrada (oficialmente, pelo menos) desde 1956. Campbell tornou-se conhecido não apenas por cantar em falsete, mas pela banda que liderou: The Eternals. Segundo a crítica especializada, o grupo gerou um das músicas mais importantes da história do reggae: Queen of the Minstrels.

O encontro entre Campbell e os Soothsayers aconteceu mais ou menos assim: Robin Hopcraft cruzou com o produtor jamaicano Bunny Lee (hoje com 75 anos) em Kingston (Jamaica). Hopcraft tinha uma música prontinha, mas estava em busca de alguém que desse voz à melodia. Levou segundos para que Lee sugerisse Campbell.

Foi o começo de uma bela parceria, que culminou com o disco Cornell Campbell Meets Soothsayers – Nothing Can Stop Us. O disco, lançado em 2013 pela Strut Records, fez parte de uma belíssima série chamada Inspiration Information, toda ela composta de colaborações bacanudas entre dois artistas.

Segundo o site Soundblab, o disco foi gravado segundo a tradição do versioning jamaicano, isto é, múltiplas interpretações de uma melodia. O resultado é que Campbell acabou contribuindo não só com suas letras, mas também com sugestões de melodias para determinadas letras.

Você ouve Nothing Can Stop Us, I’ll Never Leave You, Jah Jah Me No Born Yah e There’s a Fire. Faço uma observação quanto a essa última música. Não achei a versão que está no disco, mas um remix lindo dela.

 

 

 

 

Advertisements

One thought on “Cornell Campbell Meets Soothsayers: conexão Kingston-Londres

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s