Mayumi Kojima: a cantautora que fez músicas para videogames e animes

mayumi-kojima

Primeiro, tenho que confessar que as informações sobre Mayumi Kojima contidas nesse humilde espacinho foram compiladas da Wikipédia. Simplesmente não há nada sobre ela na língua inglesa, espanhola ou portuguesa. Tinha chegado e ficar feliz ao entrar no site da cantora, pois alguns dos links eram promissores e escritos em inglês. Porém, ao clicar neles, só infos em japonês.

Mayumi é uma das cantoras de shibuya-kei mais cool do Japão. Para quem não sabe, o shibuya-kei é um gênero musical que mescla jazz, pop e synthpop. Ela começou a se interessar por música na adolescência, ouvindo cantores americanos dos anos 50. O problema é que ela não conseguia compor nem cantar em inglês, por isso, influenciada pelos ritmos e sons que ela curtia, começou a compor as próprias músicas.

A estreia oficial dela como cantautora foi em 1995, com o single Kekkonsōdanjo. Três anos depois, já tinha lançado 3 discos e 6 singles. Com mais 9 álbuns e mais de uma dezena de singles lançados, Mayumi é uma das artistas japoneses mais criativas e atuantes.

Várias de suas canções viram tema de videogames, como é o caso de Hatsukoi, trilha da propaganda americana do game Super Mario Advance 4. Outras, entraram para a trilha sonora de animes. Foi o que aconteceu com a música Poltergeist, tema de abertura da animação Ghost Hound.

O último álbum dela, de 2015, é um projeto interessante: uma parceria com a banda de surf rock israelense Boom Pam. With Boom Pam traz canções antigas de Mayumi com uma pegada surf roqueira.

Você ouve Arabesque (do disco homônimo), Poltergeist e Memai (do disco Ai No Poltergeist), Chat Blanc (do disco With Boom Pan).

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s