Cigarettes After Sex é a banda mais calma do planeta

cigarettes-after-sex

Antes de mais nada, deixa eu dar os créditos a quem de fato teve a sacada genial que usei para o título desse post: Luís Guerra, da Blitz, revista e site musical português. Mas eu diria que a banda americana Cigarettes After Sex é mais do que a banda mais calma do planeta. Eles fazem um som que captura a gente rapidamente. Alguns críticos veem alguma semelhança da sonoridade deles com a do Cocteau Twins e a do Mazzy Star.

Originários do Texas e hoje vivendo em Nova York, o quarteto é liderado por Greg Gonzalez (na foto acima, o barbudinho mais à frente dos demais). O cara é o coração da banda. Além de compor, tem uma presença vocal incrível. Gonzalez disse à Noisey que uma de suas referências musicais é a francesa Françoise Hardy.

O Cigarettes surgiu em 2008 e até 2015, só tinha lançado dois EPS e um single. Mas graças ao YouTube viu os fãs multiplicarem rapidamente. A coisa aconteceu mais ou menos assim: a plataforma sugeriu o vídeo da música Nothing’s Gonna Hurt You Baby (está no primeiro single deles, I) e a música simplesmente viralizou. No momento em que escrevo esse texto, a música contava com 57.143.416. Não levou muito tempo para que eles lotassem todas as casas de show em que se apresentavam e os ingressos começassem a se esgotar rapidamente.

Depois de dois EP e um single, a banda chega ao primeiro disco: Cigarettes after Sex (junho de 2017). Segundo a crítica, o disco foi pensado como se fosse um filme de longa duração.

“Queria que se percebesse que é um trabalho completo, em que algumas das imagens se repetem, como se fizessem parte do mesmo mundo. De certa forma, é uma concretização dos sentimentos que estavam presentes nos registros mais curtos (os EPS)”. – Gonzalez

As bases de bateria, baixo, guitarra e teclado são executadas sem pressa e criam o ambiente perfeito para a voz de Gonzalez, que por vezes lembra a de uma mulher, outras vezes é quase sussurrada.

Você ouve Opera House, Young  & Dumb e Sunsetz, todas do disco de estreia. Aumenta o som!

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s