Sonoridade delicada do kora é base das músicas do Stranded Horse

Stranded_Horse_credit_Pascal_Amoyel

Stranded Horse é o nome do projeto musical do francês Yann Tambour. Depois de alguma experimentação musical no piano e na guitarra (instrumento de formação), Tambour resolveu partir para algo mais ousado: o kora. O instrumento é uma espécie de harpa africana de 21 cordas que produz um som delicado, quase hipnótico.

A coisa deu tão certo que ele desenvolveu uma técnica própria de tocar, partindo, a seguir, para a construção de uma versão própria do instrumento, menorzinho que o original. Mais do que isso: criou um kora feito de fórmica, o qual chamou de Formikora.

Depois de lançar um único álbum como Thee, Stranded Horse, em 2007 (Churning Strides), Tombour decidiu, em 2010, renomear o projeto como Stranded Horse, lançando dois discos: Humbling Tides, em 2011, e o lindo Luxe, em 2015.

 “Eu cresci na costa Normandia, na França, em uma casa com vista para pântano, um dos lugares com a maior amplitude de marés do mundo. Pessoas e animais ficarem presos pela maré são parte do imaginário local – ou do meu, pelo menos. Stranded Horse também evoca algo nunca completamente cumprido.” – para o Culture Collide.

O crítico Christian Losson, do jornal francês Libération, descreve bem o trabalho de Tombour: “Ele é um trovador sem fronteiras. É um nativo de Cotentin (Normandia), que viajou a Paris, Bristol e Lille e caminha entre o legado do folk anglo-saxão e paisagens africanas. Ele surfa nos silêncios, dialoga com o canto, o pop e a poesia popular”.

Você ouve 4 músicas: Monde and My Name is Carnival (cover da canção de Jackson C. Frank, músico americano de folk que nunca foi propriamente reconhecido), de Luxe. Le Bleur et l’Ether, faz parte da trilha de Humbling Tides e Avalanche é um cover de Avalanche, canção de Leonard Cohen.

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s