Pauline Croze: a francesa que ousou arriscar na bossa nova

Pauline-Croze-bossa-nova-RLugassy

Li o seguinte comentário a respeito da cantora francesa Pauline Croze no site da revista Les Inrocks, uma das publicações de música de que eu mais gosto: “como ela ousa sair da caixinha confortável do pop-folk onde ela estava presa? Como ela ousa jogar suas fichas num álbum dedicado a um gênero musical que tem um messias (Tom Jobim) e alguns apóstolos ferozes (João Gilberto, Elis Regina)?”

Bem, Pauline Croze fez isso. Depois de três álbuns pop, ela decide dar uma guinada de 180 graus e lançar, em 2016, o disco Bossa Nova. O álbum é uma coletânea de canções de Tom Jobim ou inspiradas na obra dele, caso de Rua Madureira, letra e música do francês Nino Ferrer. A maioria das canções é cantada em francês. Outras, contam com a participação de brasileiros: Vinícius Cantuária, em A Felicidade; e Flávia Coelho, em Essa Moça Tá Diferente (sim, é de Chico Buarque e talvez seja a única do disco que foge à regra).

França acolheu bossa nova

 

A França talvez tenha sido o país mais receptivo à bossa nova quando ela se lançou ao mundo. Não por acaso canções de Jobim e de Luiz Bonfá entraram para a trilha sonora de um dos filmes icônicos da época: Orfeu Negro, de Marcel Camus. O filme, adaptação da peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1960.

Muitos cantores, como o próprio Nino Ferrer e Henri Salvador, chegaram a fazer a sua versão da bossa nova e o gênero acabou sendo chamado de french bossa nova.

Indico 3 canções de Pauline Croze: Você Abusou, a linda Rua Madureira e a Felicidade.

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s