Uma banda do Mali para ficar de olho esta semana: Songhoy Blues

songhoy-blues

O Songhoy Blues, banda do Mali, é daquelas que têm uma história incrível. Os quatro rapazes se viram obrigados a sair de Timbuktu, sua cidade natal, porque grupos islâmicos radicais haviam decidido banir a música, o cigarro, o álcool. Quando chegaram a Bamako, capital do país, decidiram formar uma banda. O ano? 2012.

“Nós nos conhecemos em Bamako. Dissemos a nós mesmos que não poderíamos ser náufragos de uma crise como esta. Fomos obrigados a formar uma banda.” Garba Touré, filho de Oumar Touré, percussionista de Ali Farka Touré, para a Transgressive Records.

Graças ao produtor francês Marc-Antoine Moreau, que viu os caras tocar num clube e se encantou, uma música deles foi escolhida para entrar no álbum Africa Express: Maison Des Jeunes. O Africa Express é um projeto do ex-Blur Damon Albarn, que tem, entre os colaboradores, os peso-pesados Brian Eno e Nick Zinner, do Yeah Yeah Yeahs. Foi o que bastou. Soubour, a tal música, foi produzida por Zinner e abre o disco.

O primeiro disco, Music in Exile, veio em 2015. Em junho de 2017, lançam Résistance, que terá a participação de Iggy Pop, do rapper britânico Elf Kid e das meninas do Stealing Sheep.

Riffs dignos de Buddy Guy

Como muitas das crianças que viviam em Timbuktu, eles adoravam rock, R&B e hip-hop. O som deles é bem isso: um blues e R&B pesadão, com riffs de guitarra dignos de um Buddy Guy. Ou de um John Lee Hooker.

“Nós crescemos ouvindo Beatles, Jimi Hendrix e John Lee Hooker. Jimmy Hendrix é um dos meus ídolos.” Garba, para o The Australian

Você ouve Bamako, o primeiro single de Résistance, e Petit Metier, do disco de estreia. A terceira música, por mais que pesquisasse, não consegui identificar. Aumenta o som!

Antes que eu me esqueça: o nome Songhoy veio do fato de que 3 dos 4 integrantes fazem parte da etnia.

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s