Valdimar: a banda islandesa que ninguém conhecia….até 2014

valdimar-iceland

Valdimar é uma banda islandesa que surgiu em 2009 pelos esforços de Valdimar Guðmundsson (o gordinho da foto acima) e Ásgeir Aðalsteinsson (o cara de malha listrada). Logo depois chamaram mais uns brothers e montaram a formação que hoje vemos.

Undraland (ou Wonderland, em inglês), o disco de estreia, veio em 2010 e foi elogiadíssimo….na Islândia. Rapidamente, a canção Yfirgefinn tornou-se uma das mais executadas no país.

Praticamente ninguém, afora os islandeses, conheciam os caras. Pudera: eles não faziam questão de excursionar fora do país e, pior, cantam em islandês – ou seja, ninguém entende o que eles estão dizendo. Claro, você vai dizer que o Sigúr Rós também não canta em inglês, mas, diferentemente do Valdimar, os rapazes liderados por Jónsi têm uma estratégia de marketing completamente diferente.

Mas em 2014, dois anos depois de lançaram Um Stund, eles decidiram fazer uma turnê na Europa. E ficaram, digamos, um pouco mais conhecidos. Digo um pouco mais porque, exceto a KEXP, é praticamente impossível encontrar uma crítica ao trabalho do Valdimar em sites em inglês ou espanhol.

Melhor mesmo é conhecer a banda ouvindo-a. Uma das coisas que mais chamam a atenção, além dos arranjos, é a voz de Valdimar. Você ouve Slétt og fellt, single lançado em 2016, Læt það duga, do disco Batnar útsýnið (2014), Yfir Borgina, de Um Stund (2012).

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s