3 músicas eletrônicas sul-americanas que você precisa ouvir esta semana

palenke-soultribe

Cada vez mais, DJs e músicos se voltam à fusão de ritmos tradicionais e folclóricos sul-americanos com batidas eletrônicas. Ainda bem. Tem surgido coisas lindas por aí. Selecionei 3 músicas que você tem de ouvir e, por que não, pesquisar e incluir em uma de suas playlists.

  1. La Memoria del Viento – Lagartijeando

Lagartijeando é o projeto do músico argentino Mati Zundel. O mais recente disco dele saiu do prelo (ainda existe isso? 🙂 ) em março de 2017: El Gran Poder. La Memoria del Viento é uma viagem pelos rincões da região mais seca da Argentina (o norte) e traz dois dos instrumentos mais conhecidos e tocados na América do Sul: a flauta e o charango, uma espécie de violãozinho.

 

 

2. Matanza – Tiembla

O trio de DJs chilenos Matanza talvez seja o melhor exemplo do que significa fundir as tradicionais batidas eletrônicas (house, electrodub) à tradicional música andina. Tiembla traz na voz Roberto Márquez e instrumentos como a zamponha, a mais conhecida das flautas andinas. Márquez é vocalista da banda folclórica chilena Illapu.

 

 

3. Palenke Soultribe – Blanco & Negro ( feat. Macondo & Mr. Vallenato)

O Palenke Soultribe, ou PST, como também é conhecido, é um coletivo colombiano cuja proposta é desconstruir ritmos afro-colombianos pela introdução de batidas eletrônicas. Eles surgiram, na realidade, nos Estados Unidos (Los Angeles), em 2005, pelas mãos do produtor e baixista Juan Diego Borda e o produtor e tecladista Andres Erazo.

Logo depois, se reuniram ao grupo o percussionista Clodomiro Montes e o baterista Argel Mota. Via de regra, o Palenke convida outros instrumentistas e produtores para trabalhar com eles de forma colaborativa. Com 3 discos lançados, o Palenke se prepara para lançar o quarto (Sangre) em 2017.

Blanco & Negro, a música que sugiro, faz parte do terceiro disco: Mar (2013).

 

 

Advertisements

One thought on “3 músicas eletrônicas sul-americanas que você precisa ouvir esta semana

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s