Por que as garotas desta banda acham que são taradas

LAS-TARADAS-sebastián-freire

Antes que eu esclareça o título acima, deixe-me contar quem são essas “taradas”. Las Taradas é uma banda argentina de garotas (senhoritas, segundo fazem questão de frisar no site delas) que tinham o propósito de fazer uma releitura de canções dos anos 30, 40 e 50. Bem à sua maneira, evidentemente. Até porque as tais senhoritas (elas são 7) têm formações as mais diversas – do rock ao clássico.

Nenhum gênero daquela época ficou de fora. A ideia era mesmo encarar boleros, cha- cha-chas, cumbias, entre outros. Encarar gente como Carmen Miranda e Elvis Presley.

“O que nos interessa é que, antigamente, nos bailes populares, a música era tocada por uma orquestra e não saía de um disco. As pessoas dançavam música tocada ao vivo. A ideia foi recuperar isso, mas com a nossa cara.”  Lu Martínez, para o La Primera Piedra

Dito isto, vamos ao que importa: saber por que elas se consideram taradas. Em entrevista à revista digital alternativa La Primera Piedra, Lu Martínez (voz e contrabaixo) conta que, no palco, as meninas se travestem de seus alter-egos para se transformar em personagens. Cada apresentação delas é, de fato, performática. O que elas fazem ali, além de entreter ao público, é rir de si mesmas.

“Ser uma tarada significa rir, rir de si mesmo e das coisas que nem sempre enaltecem o ego. Muita gente acha que, por sermos artistas, temos que ser sérias e defender o que fazemos com solenidade, mas não acho que seja assim. Devemos nos aproximar do público e aumentar a empatia. Ser uma tarada é humanizar-se.”

Você fica com 3 canções: Comin’ home, baby, Que no, que no, do álbum de estreia Son y se Hacen (2012) e No me entiendes, do disco mais recente:  Sirena de la jungla (2016).

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s