Por que você deve ouvir Jojo Abot

jojo-abot-credits-sara-waiswa.jpg

Topei com Jojo Abot meio que por acaso, pesquisando artistas da cena indie africana. O som dela me capturou de imediato. Listo alguns dos motivos pelos quais você deve ouvir (e pesquisar mais sobre) a cantora.

  1. Jojo é de Gana e atualmente mora em Nova York, mas passa boa parte do tempo viajando o mundo. Em seu site, ela se descreve como uma artista que se expressa através da música, do cinema, da fotografia, da literatura e da performance. Nas horas vagas, encara uma de modelo. O site dela, aliás, é uma preciosidade. Impossível não ser fisgado de imediato pela sua sonoridade e voz.
  2. Jojo é a criadora do coletivo multimídia chamado AFRI-NA-LADI, cujo objetivo é reunir artistas do underground africano. Não só músicos, mas fotógrafos, escritores e designers de moda. Como eles mesmo dizem: “fazendo algo de coisa nenhuma (a não ser as gente mesmo)”.
  3. Pouco mais de 1 ano depois de ela liberar o single Hex (2013), ela lançou o EP Fyfya Woto. E é aqui que a coisa fica legal. Ela pensou no álbum quase como se fosse uma peça de teatro ou um livro. O disco conta a história de uma negra, que está desesperada para ser amada. A história se passa em uma época em que a escravidão e a divisão racial reinavam absolutas. Essa mulher se apaixona por um homem branco, é pega no flagra com ele e levada para um tribunal, onde tem que lutar pela vida dela e do amante. Ao final, a punição que lhe é dada é a venda para o trabalho escravo. O segundo EP vai contar a história da mulher no mundo ocidental, para onde ela é levada para executar trabalho forçado.
  4. Jojo canta em éwé (a língua de Gana), em inglês e, às vezes, mistura as duas línguas numa mesma canção.

“Em todas as faixas, fica evidente a minha assinatura eletrônica, com elementos de afrobeat, mas cada canção de uma forma única um pedaço dessa história. Eu quis trabalhar a diversidade de linguagem, de harmonias e de ritmos.” – para o Okay África

Este ano, ela faz o primeiro tour, com ninguém menos do que Lauryn Hill. Esperemos que ela venha ao Brasil!

Você ouve Pi Lo Lo, Lom Vava, ambas do EP de estreia.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s