Tomppabeats: o garotão de 19 anos que faz um som de gente grande

Tomi Lahtinen, finlandês de Helsinqui, tem 19 anos. Mais cara de garotão, impossível (veja abaixo o vídeo). Mas, nos clubes, ele vira Tomppabeats. O “grande” Tomppabeats.

Ele começou a trabalhar com música eletrônica aos 15 anos, inspirado por Nujabes (morto em 2010), um dos mais respeitados DJs do Japão, conhecido por samplear Bill Evans, por exemplo, e acrescentar trechinhos de músicas do pianista ao hip-hop. O garotão começou a arrebanhar fãs no Vine (fechado em 2016. R.I.P), que depois o seguiram para o SoundCloud e para o Spotify.

Tomppabeats faz um lo-fi sofisticadíssimo, cujas referências são o hip-hop, o jazz e até a bossa nova. Eu diria é talvez a melhor coisa de eletrônica que ouvi este ano. A crítica especializada já descreveu sua música como “a que lembra o amor”.

O cara já tem 4 EPs lançados. Em 2016, lançou seu primeiro álbum: Harbor. São incríveis 39 músicas, todas curtinhas, de, no máximo, 1 min. As músicas têm samples de Diana Ross a um trechinho de um dos diálogos de Joaquin Phoenix no clássico filme Her.

Você ouve Monday Loop, de Harbor, e Goodbye, do EP Summer Lover. Não consegui saber se Rain Puddle está em algum trabalho formal de Tomppabeats, por mais que pesquisasse. Também sugiro um dos episódios de RideWithIt Aus, para que você conheça um pouco mais sobre esse finlandês.

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s