Bússola: a banda portuguesa que fez o folk, o indie e o pop viverem felizes para sempre

BUSSOLA_por_Marcelo-Engenheiro_Promo

A ideia do título não é minha. É da gravadora dos Bússola, a Omnichord Records. É ela que descreve o som deles desse jeito: “quando o folk, o indie e o pop viveram felizes para sempre”. Eu diria um pouco mais: acrescenteria melancolia a esse casamento.

Melancolia, sim. O “pai” dos Bússola,  Pedro Santo, músico nascido na pequenina cidade de Leiria, afirmou ao Preguiça Magazine que curte “acordes menores”. A história de Pedro até chegar ao grupo é interessante. Ele começou fazendo músicas para videogames. Depois, passou um tempo experimentando no campo da eletrônica (claro, isso deve ter vindo de sua experiência com os games) e do rock. Até que começou a compor e percebeu que a sonoridade de suas melodias fariam mais sentido se ele tivesse uma banda.

A ele se uniram José Carlos Duarte (na bateria), Adelino Oliveira (no contrabaixo) e Tiago Ferreira (no acordeon). Apesar do nome bem português (Bússola), as canções são compostas em inglês. O ano em que a banda se formou? 2013.

“Bússola, não no sentido geográfico do termo, mas como orientação ou sentido de vida, é um conceito interessante e que liga bem com o período abordado em algumas das nossas primeiras músicas. Havia vários nomes em estudo, mas naquele momento Bússola foi o nome que mais agradou a todos.” Pedro, ao Look Mag

Os Bússola andam meio sumidos. Ao checar a página da turma no Facebook, encontramos o seguinte post:  “É verdade, temos estado ausentes…. 2016 trouxe mudanças que limitaram consideravelmente a nossa disponibilidade para ensaiar… Assim que possível iremos retomar as gravações.” Esperemos que eles voltem em breve!

Você escuta Come Home, Uneasy e A Looking for You, todas do EP Bússola, de 2015.

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s