Amadou & Mariam voltam em mixtape dançante

amadou-mariam-cover-mixtape

1 hora e 12 minutos é tudo o que você precisa para fazer uma viagem à história do afro-disco. Isso é o que propõe o novo projeto de Amadou & Mariam, em colaboração com James Stewart.

Para quem não conhece, Amadou & Mariam é um duo do Mali formado pelo casal (sim, eles são casados) cego Amadou Bagayoko e Mariam Doumbia.  Apesar de eles estarem na estrada há muito, muito tempo, só explodiram mundialmente com o lançamento do disco Dimanche à Bamako, em 2005, produzido por ninguém menos do que Manu Chao. Manu trouxe arranjos pop à música feita por eles e… “boom”: deu super certo.

James Stewart é um dos DJs (talvez o único, arrisco a dizer) mais descolados em música afro. E quando eu falo afro, eu digo todos os sons que beberam na fonte original: a música afro-americana (o funk, por exemplo), a afro-caribenha, a afro-brasileira e, claro, a africana. Ele também é um dos membros do Voilaaa Sound System, projeto musical francês de afro-funk e disco music.

Aberto esse parênteses, voltemos ao projeto do trio. No mixtape Boufou Safou, eles revisitam 30 anos de afro-disco – dos anos 70 até 2010, mais ou menos. Boufou Safou, aliás, é o nome (em bambara, língua nacional do Mali) dado aos garotos que preferem dançar a trabalhar. Não tem como a gente não virar um boufou tão logo o som começa a tocar.

 

Advertisements

One thought on “Amadou & Mariam voltam em mixtape dançante

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s