Omiri reinventa música tradicional portuguesa

omiri-credits-ana-filipa-flores

Omiri é o projeto do duo português Vasco Ribeiro Casais e de Tiago Pereira. Vasco no instrumental por vezes esquisitão, como a nyckelharpa, instrumento originário da Suécia (clique neste link e veja como ele é), e Tiago nas imagens. Os shows, como você poderá ver abaixo, são isso mesmo: música e vídeo em tempo real.

Os espetáculos são mais ou menos assim: um telão que exibe imagens de aldeões portugueses tocando, tecendo, matando porcos, cantando…São cenas da vida real da gente portuguesa que vive nos vilarejos no interior do país.

Por meio de samples, frases de canções tradicionais portuguesas são transformadas em loops rítmicos. Uma monitora convida todos a dançar e explica, em real time, os passinhos a serem seguidos. É o tradicional que se funde ao moderno. É a música das vilas que se funde às batidas da eletrônica. Há muito tempo não via um projeto musical tão bacana e original.

Depois de sete anos sem lançar nada, o Omiri volta com Baile Electrônico. Além dos instrumentos usados no disco anterior, Dentro da Matriz (2010), Vasco incorporou outros, entre eles a viola braguesa.

O primeiro single do novo álbum é País Colmeia, que conta com a participação da rapper Capicua.

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s