Conheça o hip-hop multicultural do Nomadic Massive

nomadic-massive

A banda canadense Nomadic Massive surgiu em Montreal numa época em que sequer havia uma cena de hip-hop na cidade, lá pelos idos de 2004/2005. Eles montaram uma formação diferente para a época: um coletivo (não havia muitos nem nos EUA) com integrantes de diferentes culturas. O líder da banda, Ali Sepu, é filho de chilenos que migraram para Montreal nos anos 70, quando o país foi pego por um golpe de estado. Outros membros são filhos de argentinos, haitianos, algerianos, entre outras nacionalidades.

Não por acaso as letras refletem esse quebra-cabeças multicultural, que tem como pano de fundo questões políticas e sociais. Afinal, foi por razões político-sociais que a maioria das famílias dos integrantes da banda buscaram abrigo no Canadá. As letras mesclam várias línguas: espanhol, inglês, árabe, francês, creole e até português (a banda passou um tempo no Brasil).

 

O Nomadic tem 4 discos lançados: o EP Nomad’s Land, de 2005; Nomadic Massive, de 2009; o mixtape Supafam, de 2012; e The Big Band Theory, de 2016.

 

Você fica com Any Sound e Duty, do disco The Big Bang Theory.

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s