Os 10 anos de Na Estrada, marco do drum and bass

dj-patife

Se há uma coisa que os DJs brasileiros fizeram foi colocar a música eletrônica nacional no cenário internacional – e na vitrine. Os anos eram outros: final dos 90s e início dos 2000. As raves, o ecstasy e o LSD ferviam. O drum and bass, surgido na Inglaterra no final dos anos 80, desembarcou por aqui uns dez anos depois e encontrou terreno fértil para crescer. Streaming de música talvez ainda não passasse de uma ideia – ou nem isso. Boa parte das vezes era preciso importar o CD ou pagar caríssimo por um vindo de fora se quiséssemos ter acesso ao que de mais legal era feito fora do país. Para você que não viveu essa época, esse era basicamente o pano de fundo.

Wagner Ribeiro de Souza era um office-boy que trabalhava em São Paulo e tinha um segundo emprego numa casa noturna da cidade. A coisa deu tão certo que logo ele se transformaria no DJ Patife, responsável, ao lado do também DJ Marky, não só por levantar a bandeira da música eletrônica como por trazer um sopro de renovação a um gênero que já estava bem estabelecido fora daqui.

“Foi amor à primeira vista, ou melhor, à primeira audição. Cresci no meio dos bailes black, nos quais o rap, o funk, o soul, o samba-rock rolavam. Então, por volta de 1992/93, essas batidas quebradas e superaceleradas começaram a surgir. Aquilo foi como um choque, o primeiro amor, o primeiro beijo.” (para a Thump)

 

Patife virou referência, ao mesclar música brasileira (bossa nova, samba, MPB) às batidas rapidíssimas do D&B. Na Estrada, álbum lançado pela gravadora Trama, chegou ao mercado em 2006, com músicas que traziam no vocal gente como Laura Finnochiaro, Wilson Simoninha e Camila Andrade. Mais dançante impossível.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s