Esta é a cara do novo rock francês

radio-elvis

Imagine uma banda de rock. Que faz letras poéticas. E que cante em francês. Depois de lançar 2 EPs, em 2014 e 2015, o trio Radio Elvis chega ao primeiro álbum, Les Conquêtes (2016), sendo comparado pela crítica especializada a três dos ícones do gênero no país: Alain Bashung, Dominique A e Noir Désir.

Radio Elvis é o projeto do guitarrista, cantor e compositor Pierre Guénard. A ele se somam o baterista e tecladista Colin Russeil, colega de turma de escola de Guénard, e Manu Ralambo, no baixo e guitarra.

Confesso amante da literatura, especialmente a literatura de viagem, o cantor diz que alguns autores o inspiraram a escrever as letras do disco: em On the Road, foi Antoine de Saint-Exupéry (o pai de O Pequeno Príncipe); em Les Ruines, Albert Camus (de O Estrangeiro); em Caravansérail, Pierre Loti (do premiado Pêcheur d’Islande).

A ideia do álbum foi levar o ouvinte a uma viagem, que começa na França, cruza a África, dá uma paradinha da Líbia e sobrevoa a América, até chegar a uma espécie de terra prometida, representada pela música que fecha o trabalho, Off Brazil/The Continent (são quase 14 min, gravados num único take).

Das três canções sugeridas abaixo, apenas Au Loin Les Pyramides faz parte da tracklist de Les Conquêtes. La TraverséeGoliath estão no EP Juste Avant la ruée (2013).

 

 

 

 

Advertisements

One thought on “Esta é a cara do novo rock francês

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s