Como conhecer a Islândia por meio da música

iceland-aurora-boreal-credits-iceland-tourism

Verdade seja dita. A pequenina Islândia, com seus pouco mais de 300 mil habitantes, é um país caro, caríssimo, aliás, porém, um celeiro de bandas e artistas bacanérrimos. Selecionei 6 vídeos de bandas islandesas que retratam tão bem a beleza do país que você vai nem precisa ter grana para comprar a passagem. Elas vão te levar para lá. Garanto.

O nome Iceland (em inglês) diz tudo: é a terra do gelo (a terceira maior geleira do mundo fica ali). Mas a Islândia é muito mais que isso: há enormes vulcões, fiordes, vales, lagos e cascatas formadas pela água do degelo. Confira.

Bjork – Ela foi a primeira artista nacional a ter destaque internacional. A canção Jóga é antiga. Faz parte do disco Homogenic, de 1997. O videoclip foi dirigido pelo cineasta francês Michel Gondry (entre outros, dirigiu o belíssimo Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças).

 

 Sigur Rós – Outra banda que virou internacional. A canção Heysátan faz parte da tracklist do fabuloso documentário Heima (significa Home, ou Lar) e do álbum Takk, feito em agradecimento aos islandeses que acompanharam de perto os minishows feitos pela banda no país (tema do doc Heima).

 

 

ValdimarValdimar é um dos nomes mais comuns na Islândia, quase um “José”, e também o nome de um dos membros da dupla da banda: Valdimar Guðmundsson. A canção, Út úr þögninni, está no álbum Batnar útsýnið, de 2014.

 

Jónsi – Frontman do Sigur Rós e um de seus maiores expoentes, Jónsi ficou conhecido pelo grande alcance vocal e por tocar guitarra com o arco do violoncelo. A canção Kolniður está no álbum Go, de 2010, projeto solo do cantor.

 

 

Kaleo – A banda de rock Kaleo surgiu em 2012, mas foi em 2013 que estourou no YouTube – um cover dos garotos para uma canção tradicional do país, feito ao vivo em uma rádio, viralizou. Você escuta a canção  Vor í Vaglaskógi (agora gravada em estúdio) abaixo.

 

   Save yourself, outra linda canção da banda, foi gravada no glaciar Fjallsárlón.